Skip to content
Menu
Blog Mariana Lanat
  • Início
  • Meu Site
  • Entre em contato
Blog Mariana Lanat
Laxantes viciam e oferecem riscos para a saúde

Uso de laxantes: como eles impactam o funcionamento intestinal e a beleza da sua pele

Posted on 23 de junho de 202023 de junho de 2020

Laxantes viciam e oferecem riscos para a saúde. Saiba como se livrar da constipação intestinal de forma natural e, dessa forma, beneficiar a sua pele!

Sem tempo para ler o artigo? Então clique em play e ouça o conteúdo do post na íntegra!

Olá! Você tem costume de recorrer ao uso de laxantes para ir ao banheiro? Então o artigo de hoje é para você! Nele, você vai conhecer o impacto do consumo de laxantes no funcionamento intestinal e na beleza da sua pele. Além disso, vai se surpreender em saber como simples orientações podem te ajudar a lidar com a constipação intestinal de forma natural. Acompanhe.

Por que acontece a constipação intestinal?

Antes de qualquer coisa, se é comum o seu intestino não “mostrar serviço” ao menos uma vez ao dia, temos que desconfiar do seu peristaltismo intestinal. Muito provável que este esteja comprometido.

Para quem não sabe, o peristaltismo intestinal são contrações involuntárias que acontecem ao longo do seu intestino e que são responsáveis pelo deslocamento do bolo fecal até a porta de saída.

Uma das maiores causas desse comprometimento é a qualidade do bolo fecal, que na realidade é resultante da qualidade das suas ESCOLHAS ALIMENTARES. Então, se você come alimentos secos como farináceos e refinados, por exemplo, você vai fazer um bolo alimentar de difícil locomoção.

Da mesma forma, se você tem uma alimentação pobre em óleos e gorduras de boa qualidade, como aqueles presentes no azeite de oliva, no abacate e no coco, esse bolo fecal também vai ter dificuldade em se locomover.

Além de uma alimentação seca e pobre em gorduras boas, a constipação intestinal também tem outras causas:

  • Consumo excessivo de fibras;
  • Ingerir pouca água;
  • Não mastigar bem os alimentos;
  • Sedentarismo.

E quando eu cito o consumo de fibras, por favor compreenda que eu não estou sugerindo que você não coma. Absolutamente! Porém, é preciso estar atento à proporção de fibras que você anda ingerindo com relação ao seu consumo de água e qualidade da sua mastigação!  

Quando você ultrapassa esse limite e bebe muita água, a fibra pode aumentar em até quatro vezes de tamanho e causar um megacólon, uma doença caracterizada pela dilatação do intestino grosso e que resulta em um quadro intestinal inflamatório e de constipação intestinal grave.

Enfim, entenda que a fibra que está contida nos alimentos orgânicos são suficientes para ajudar o seu funcionamento intestinal. Mas, não se esqueça de que é preciso também mastigar bem os alimentos e beber água de qualidade.

A atividade física regular auxilia os movimentos peristálticos e o deslocamento do bolo fecal. O aumento da frequência respiratória durante o exercício contribui para uma contração mais vigorosa da musculatura abdominal e consequente otimização do peristaltismo intestinal. O sedentarismo só serve pra atrair doenças, ok?

Posição correta para evacuar

Outra coisa que pode dificultar demais a evacuação é a forma com que você se senta no vaso sanitário. Embora a posição de 90° seja a mais divulgada, definitivamente ela favorece a constipação. Uma forma bem simples de resolver isso, é sentar-se no vaso sanitário com os pés apoiados em cima da lixeirinha e com o tronco encostado nas coxas.

Posição correta para evacuar

Com essa posição você favorece o esvaziamento intestinal sem recorrer ao uso de laxantes e sem precisar fazer esforço para evacuar e consequentemente desencadear a formação de hemorroidas ou fístulas anais.

O uso de laxantes

O seu corpo está naturalmente programado para evacuar. Ou seja, você come, absorve os nutrientes e o restante você elimina. Porém, se isso não está acontecendo, não dá apenas para ignorar o fato e começar a tomar laxantes.

Até mesmo porque laxante vicia! Você pode começar usando conforme a necessidade, mas, fatalmente vai aumentando a frequência do uso desse medicamento. No fim das contas, quando percebe, só consegue ir ao banheiro quando usa o laxante!

E por que o uso de laxantes vicia?

O nosso intestino grosso tem 1,5 m de comprimento. Entretanto, num intestino que funciona corretamente, apenas as fezes que já estão no meio metro final do percurso são eliminadas. Ao fazer uso de laxante, pode ocorrer o esvaziamento de todo o intestino grosso.

O problema é que, devido a esse fato, você pode ficar de 3 a 7 dias sem ir ao banheiro, a depender do seu estilo de vida. Entenda que ao menos 3 dias serão necessários para que o bolo fecal chegue até o cólon descendente, o último meio metro do intestino grosso.

Então, incomodada com o fato de não ir ao banheiro, após 1 ou 2 ou 3 dias sem conseguir evacuar, você acaba fazendo novamente o uso do laxante. E é exatamente aí que começa o problema, pois você acaba indo ao banheiro somente com o uso desse laxante, que , além de já ter prejudicado os seus movimentos peristálticos e uma evacuação fisiológica, compromete o equilíbrio da sua MICROBIOTA INTESTINAL, favorecendo um quadro de DISBIOSE INTESTINAL, o que  facilita uma INFLAMAÇÃO NA BARREIRA INTESTINAL e consequente LEAKY GUT.

Nesse momento, o problema, que já havia começado, está instalado! Nesse contexto, vários PROCESSOS INFLAMATÓRIOS são iniciados em resposta. E são justamente essas respostas que explicam o porquê que as pessoas com problemas de prisão de ventre crônica ou constipação, também apresentam as seguintes queixas:

  • Alergias;
  • Dermatite;
  • DOENÇAS INFLAMATÓRIAS;
  • Rinite, sinusite;
  • Acne;
  • Manchas;
  • Candidíase de repetição;
  • Enxaqueca;
  • Unhas fracas;
  • Queda de cabelo;
  • Envelhecimento precoce;
  • Fadiga mental e física;
  • Mau humor;
  • Ansiedade/ depressão;
  • Insônia;
  • Ciclo menstrual desregulado;
  • Azia, refluxo, gastrite;
  • Distúrbios de atenção;
  • Déficit de memória.

Cabe aqui ressaltar que as queixas acima se justificam porque cada vez que você usa laxantes, na realidade você está prejudicando a estabilização de uma MICROBIOTA INTESTINAL equilibrada, o que compromete a absorção de nutrientes pelo organismo, bem como a síntese de vitaminas e produção de neurotransmissores fundamentais para o bom funcionamento de todo o organismo.

Como resolver a constipação intestinal de maneira natural

Sem dúvida, para melhorar o quadro de constipação intestinal, o melhor caminho é reavaliar o seu estilo de vida. Realizar atividade física regularmente, consumir alimentos fontes de boas gorduras, polifenóis, aminoácidos, se atentar ao consumo de fibras versus mastigação e ingestão de água são medidas básicas e fundamentais! Se essas medidas forem somadas ao posicionamento no vaso que facilite a evacuação, sua constipação será coisa do passado!

Para acelerar essa despedida, saiba que existem alguns tipos de automassagem e simples técnicas de respiração que conseguem a reativar os movimentos peristálticos!! Fiz um vídeo sobre isso e disponibilizei no IGTV E CANAL DO YOUTUBE pra você fazer logo as pazes com o seu intestino!! Demais, não é??

Contudo, você também pode encontrar conforto em alguns alimentos que favorecem o deslocamento do bolo fecal ao mesmo tempo em que respeitam a microbiota e a membrana intestinal, como o gengibre (in natura, em pó ou chá), aloe vera e o leite de coco ou óleo de coco TCM.

Acredito que tenha compreendido que recorrer ao uso de laxantes é a mesma coisa que tapar o sol com a peneira. Pode resolver, mas só por um tempo! Enquanto isso, os prejuízos na sua saúde e na sua pele irão aparecendo e piorando!

Então que tal mudar esse jogo? Se você gostou de saber que usar laxantes não é solução para acabar com a constipação intestinal e deseja saber mais sobre o assunto, te convido a me seguir no Instagram, a se inscrever na minha LISTA VIP e no meu canal do Youtube. Lá você encontra várias DICAS super LEGAIS para manter a sua saúde intestinal em dia e conquistar uma pele naturalmente bonita.

E, se você quer ter mais independência com relação à sua pele e saúde, conheça o meu curso Tratamento de DENTRO para FORA. Aqui , você encontra os detalhes e o passo a passo para conseguir ter uma pele naturalmente bonita e ainda resgatar a sua vitalidade.

Comentários no Facebook

Dra. Mariana Lanat

Especialista e apaixonada por pele, cosméticos, nutracêuticos e saúde.

Criadora do conceito Tratamento de DENTRO para FORA e da linha de Cosméticos Orgânicos Funcionais Mariana Lanat

Minha missão é ajudar pessoas a melhorar a saúde e a beleza sem a utilização de medicamentos e através da mudanças de hábitos de vida.

Posts recentes

  • Estresse silencioso: o gatilho inflamatório que explica qualquer queixa de pele e de saúde
  • Uso de laxantes: como eles impactam o funcionamento intestinal e a beleza da sua pele
  • Acne na mulher adulta: porque ela acontece e como tratar
  • Leaky Skin: saiba o que é e como isso acontece na sua pele
  • Disbiose cutânea: conheça a verdadeira causa da sua queixa de pele
  • Disbiose intestinal: o que é, como saber se você está em disbiose e como controlar
  • Acne fúngica: o que é, causas e como tratar
  • Como saber se você está ingerindo quantidade e qualidade de água adequada?
  • Conheça 3 GATILHOS INFLAMATÓRIOS que prejudicam a sua saúde.
  • MICROBIOTA da PELE: O que é, sua importância e como cuidar

Baixe meu e-book e inicie o seu processo de desinflamação.

Baixe agora
Oi, gente! Organizei este e-book em 6 etapas, para que você tenha uma leitura leve e agradável. Escolhi informações que você realmente precisa saber para iniciar esta nova fase de mudança e transformação. Apesar de existir centenas de GATILHOS INFLAMATÓRIOS, neste momento abordarei apenas 3 que considero os mais importantes para você. Clique e cadastre-se para baixá-lo!
©2021 Blog Mariana Lanat | WordPress Theme by Superbthemes.com